Como formular a demanda?

I.  Consulta prévia

Para evitar impossibilidades técnicas de atendimento à demanda, por favor, entre em contato com antecedência através do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

De preferência, faça contato alguns meses antes da data de uso do material gráfico, pois há solicitações que necessitam da aquisição de insumos ou substratos específicos. Considerando que a universidade obedece às legislações vigentes para compras públicas e que estas consomem um determinado período até a entrega dos materiais, torna-se fundamental o contato prévio para garantir a disponibilidade de estoque para produção.

é importante que o contato prévio ocorra para garantir estoque disponível para o atendimento.

Para auxiliar o planejamento das demandas, baixe o Formulário de planejamento anual.

II. Formulação técnica da demanda

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

A seguir, destacamos detalhes técnicos pertinentes para a formulação adequada da demanda.

Finalidade técnica

Verifique se o tipo de item escolhido (ex: cartaz, folder etc) atende com clareza e economicidade ao propósito necessário.

• Perenidade da informação

Análise se é possível editar um material de uso contínuo, sem incluir datas ou informações perecíveis, a fim de aumentar a vida útil do material e evitar reimpressões.

• Economicidade dos recursos públicos

Observe se a tiragem atende à realidade de uso do material.

Ex. 1: Se um evento anual recebe habitualmente um público médio de 50 pessoas, solicitar 1.000 filipetas é inadequado e dispendioso.

Ex. 2:  Ao determinar a demanda, avalie se um outro tipo de material atenderia um número maior de usuários mantendo a qualidade da informação. Por exemplo: de acordo com a informação contida, a opção por um folder de uso individual pode ser mais onerosa que a adoção de um cartaz fixado em via pública. Neste caso, o cartaz informaria com a mesma qualidade, porém utilizando menos material.

• Adequação técnica

Caso seja estritamente necessário produzir materiais de alta tiragem, por favor, entre em contato para orientações específicas quanto ao uso de cores e imagens.

CRIAÇÃO DA ARTE:

Ao criar o arquivo para impressão, siga as orientações a seguir:

• Escala

Elabore a arte na dimensão exata para impressão, ou seja, em escala 1:1.

Obs.: Criações em tamanhos inferiores impactam a resolução, inviabilizando a impressão.

• Formato

Elabore a arte, preferencialmente, nos formatos A3, A4, A5 ou A6.

• Cores

Utilize cores CMYK.

Obs: Ao formular materiais com alta tiragem, priorize a utilização de uma ou duas cores offset.

• Imagens

Use imagens em alta resolução, preferencialmente com 300 DPI.

• Margem de Segurança

Alguns cuidados são necessários para evitar erros no refile final do material.

Por isso, utilize margem de segurança mínima de 5mm para toda massa textual.

Ou seja, mantenha toda massa textual afastada ao menos 5mm da extremidade da linha de corte da arte.

• Sangria

Da mesma forma que o item anterior, toda imagem/ilustração/fundo que ultrapassar a linha de corte deve ter sangria mínima de 5mm.

• Finalização do arquivo

Envie o arquivo em PDF.

Preferencialmente, envie também o arquivo editável, acompanhado da(s) fonte(s) utilizadas.

Dúvidas?

Se necessitar de auxílio ou em caso de dúvida, envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Quer ajuda na criação?

Para mitigar eventuais problemas técnicos, além de seguir as orientações anteriores, baixe os modelos (gabaritos) de peças gráficas disponibilizados a seguir:

Gabaritos:

• Cartaz A3 - Vertical

• Cartaz A3 - Horizontal

• Cartaz A4 / Papel Timbrado - Vertical

• Cartaz A4 / Papel Timbrado - Horizontal

• Folder com dobra central

• Folder com duas dobras

• Lâmina / Flyer A5 - Vertical

• Lâmina / FlyerA5 - Horizontal

• Lâmina / Filipeta A6 - Vertical

• Lâmina / Filipeta A6 - Horizontal

Checklist de orientações para criação:

• Checklist - Artes

Portfólio:

Quer exemplos de peças produzidas pela Gráfica?

Portfólio offset e digital

Portfólio grandes formatos

Divisão Gráfica

Rua Paulo Emídio Barbosa, s/nº, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro (RJ) - CEP 21941-615