Medidas implementadas para eficiência produtiva sustentável:
- Os resíduos sólidos (aparas de papel, chapas de alumínio, etc) recebem destinação ambiental apropriada via Recicla CT
- Os resíduos químicos recebem tratamento adequado (com registro INEA) via contrato, destinando resíduos de produtos e de processos gráficos.
- Para aumentar a qualidade do trabalho e mitigar riscos ambientais, o uso de amônia, querosene e gasolina foi substituído por solventes biodegradáveis de baixo odor, a base de tensoativos alcalinos, hidrocarbonetos alifáticos e surfactantes.
- Estímulo à comunidade universitária na migração de produtos impressos para digitais, como o Boletim UFRJ, que necessitam de menor investimento de recursos ambientais e financeiros para sua execução.
- Medidas internas com foco na melhoria dos impactos da Gráfica UFRJ como: Investimento na melhoria contínua da produção através de novos equipamentos mais modernos e eficientes; Execução da revelação em cubeta para gerar menos resíduos e permitir seu recolhimento para tratamento adequado; Instalação de forro (que melhorou as condições de trabalho e diminuiu perdas de material); Reformulação do genciamento de estoque e dos controles de produção; Estímulo à economia no uso de insumos/substratos; Incentivo ao uso de copos pessoais em detrimento de descartáveis; Campanha de economia de energia; etc.